Serviços

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL

PARA ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS.

A psicoterapia (tratamento psicológico) é uma potente ferramenta , que tem como objetivo auxiliar no crescimento pessoal e profissional do indivíduo. As técnicas utilizadas são as mais diversas e específicas para a necessidade e características individuais de cada paciente , promovendo assim mudanças efetivas e positivas. 

Através da terapia é possível melhorar a autoestima , resolver conflitos , traumas e  melhorar as relações interpessoais seja no âmbito profissional ou familiar, dentre outros conflitos e dificuldades vivenciadas pelo sujeito durante sua vida.

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

Constelação Sistêmica é um método psicoterápico, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que estuda as emoções e energias que, consciente e inconscientemente, acumulamos. Este aprofundamento possibilita compreender como estes fatores influenciam em nossa tomada de decisão, reverter aspectos negativos que desequilibram nossa vida.

Em seus estudos, e com base em sua ampla atuação como terapeuta familiar, Hellinger, que também é filósofo e teólogo, pôde perceber como inúmeras experiências, especialmente as vividas no ambiente familiar, são decisivas para a nossa saúde emocional. Neste sentido, podemos concluir que essas experiências, acumuladas desde a infância, nos torna parte de vários sistemas, e impactam diretamente em nossos comportamentos e resultados na vida atual.

Deste modo, as heranças emocionais que herdamos de nossa família, como por exemplo, perdas, brigas, doenças, separações traumáticas e tragédias, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução profissional e pessoal. 

Hellinger descobriu alguns pontos esclarecedores sobre a dinâmica da sensação de “consciência leve” e “consciência pesada”, e propôs uma “consciência de clã” (por ele também chamada  de “alma”– no sentido de algo que dá movimento, que “anima”), que se norteia por “ordens” arcaicas simples, que ele denominou de “ordens do amor”, e demonstrou a forma como essa consciência nos enreda inconscientemente na repetição do destino de outros membros do grupo familiar.
Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:
1 – a necessidade de pertencer ao grupo ou clã.
2 – a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã.
3 – a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos. 

As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças  sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.

A “constelação familiar sistêmica ” consiste em uma vivência na qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações factuais sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.

Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo.

Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das “ordens do amor” e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar. 

A sessão de Constelação pode ser realizada de forma individual ou em grupo, podendo SER utilizado na sessão  individual vários recursos como: bonecos, cadeiras, papeis (ancoras de solo).

TERAPIA EM EMDR

O EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem psicoterapêutica com base científica utilizada em casos de TEPT – transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade, quadros depressivos, fobias, transtorno de pânico, dor crônica  e algumas reações de caráter psicossomático.

TERAPIA EM BRAINSPOTTING

O Brainspotting  funciona como uma  ferramenta neurobiológica de apoio na relação terapêutica.

Não existe substituto para a presença terapêutica, acolhedora e madura, com capacidade de incentivar o paciente em sofrimento a investir numa relação segura de confiança na qual se sinta ouvido, aceito e entendido.

O Brainspotting oferece uma ferramenta auxiliar dentro da relação clínica para que se possam localizar, enfocar, processar e liberar experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente do paciente, de sua capacidade cognitiva e, até mesmo, sua capacidade linguística.

Este método atua em áreas profundas e primitivas do cérebro, permitindo acesso direto aos sistemas autônomos e límbicos do sistema nervoso central. Essa focalização ativa no paciente  reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência em relação aos temas trabalhados.

Trata-se de um instrumento/tratamento com consequências positivas e ecológicas nos níveis psicológico, emocional e físico. (Fonte www.brainspotting.com.br).

Entre em contato em caso de dúvida ou dificuldade.

  • Empresarial Domingos Ferreira - Av. Domingos Ferreira
  • martha@marthasevero.com.br
  • @marthaseveropsicologiaemfoco
  • 81 9 9688-3303 Tim - Wtsp
  • Segunda à Quinta​

© 2019 CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA MARTHA SEVERO – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.